quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Hoje a resenha é especial!!! Quem escreveu foi minha irmã Ivana, de 14 anos, que também é uma degustadora de livros assim como eu. A resenha está muito mimosa, espero que gostem.


Policarpo Quaresma era um homem pequeno e magro. Vestia fraques curtos na frente e com abas atrás, nas cores preto, azul, cinza ou listrado.
Uma
cartola alta,de abas curtas,completava aquele figurino fora de moda.

Policarpo gostava de ler a literatura nacional.Morava com a irmã,Adelaide.Sabia ler em inglês,francês e alemão.Chega a aprender a tocar violão para conhecer melhor a música brasileira.Falava que deviamos falar a língua tupi-guarani,a língua dos índios.

O amigo Ricardo Coração dos Outros e Olga sua afilhada valorizavam as suas ideias.Mas os outros acham que estava louco.Foi para o hospício,porque escreveu um requerimento para a Câmara substituir o português pelo tupi-guarani,que dizia ser a língua oficial brasileira.Adelaide começou a ficar preocupada com o irmão,porque ele teve algumas alucinações e tratava mal os amigos. Depois Quaresma ficou menos exaltado e recuperou seu lado amável.

Passou seis meses no hospício.Quando saiu comprou u
m sítio e foi trabalhar na agricultura.Percebeu que toda aquela rede de leis,posturas,regulamentos era usada para oprimir o povo.E compreendeu que precisava de um governo forte para expulsar os políticos desonestos e promover leis mais sábias.

Então volta ao Rio de Janeiro quando acontece a Revolta da Armada.O major chegou no Palácio presidencial e teve tempo de examinar Floriano Peixoto,o homem que ia governar o país.Tinha um bigode caído,um olhar mortiço,com uma expressão de tristeza e preguiça.Quaresma tinha grande consideração pelo Marechal e achava que ele era dedicado,cauteloso e se importava com as
necessidades do país.

Policarpo foi preso,e na prisão pensou que tudo o que fez na sua vida foi uma ilusão,desde os dezoito anos tinha defendido sua pátria,deixou de fazer muitas coisas para se dedicar somente as culturas brasileiras.E percebeu que a realidade era outra.
Ricardo e Olga tentam tirar ele da prisão,mas não conseguem e Policarpo morre na prisão.
O livro é de uma leitura simples, bem curtinho. A história é um pouco triste, mas um clássico da literatura que merece ser lido por destacar a falta de patriotismo dos brasileiros.
Apreciação: 3
[Sendo que: 1-Ruim; 2-Regular; 3-Bom; 4-Muito Bom; 5-Adorei]
Dados Técnicos:
Autor: Lima Barreto
Editora: L&PM Edições, 2003 – Coleção: É só o começo
Páginas: 60
...







Ivana Carolina

14 anos

Gêneros preveridos: Literatura, Fantasia e Infanto-Juvenil...

6 comentários:

  1. Eu já disse q amo clássicos?
    Amo mto, mas ainda não li esse!
    Preciso visitar a biblioteca para ter acesso a esses livros mais antigos. Aqui não tem Sebo e comprar pelo correio, nesse caso não vale a pena pq o frete fica mais caro q o livro.

    Mmo assim, um dia eu leio! ;)

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Realmente Pri, comprar esses livros pelo correio não compensa muito, mas eles são ótimos. Também adoro os clássicos, tanto os brasileiros quanto estrangeiros.

    Bjos, Iza

    ResponderExcluir
  3. veri good muito bom so esse resumo porquetenho que fazer um trabalho mais ficou muito bom!
    parabens

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo resumo, Ivana! Achei ótimo!

    ResponderExcluir
  5. amo livros, e as pessoas tem preconceito contra isso...
    sou leitor vip da biblioteca, não estou me gabando, isso a professora me falou, amo livros de quadrinho(saci pererê, dom casmurro, sesinho), o guarani(na minha opinião o melhor livro de romance que já li), o cortiço, triste fim de policarpo quaresma(esse livro eu ficava imaginando como seria nós falar em tupi guarani), eu li todos os livro da coleção é só o começo, só menos o livro a garibalda, eu leio livros do MEC que ajuda no primeiro ano e no EMIEP da minha escola, e por causo dos livros é que eu estou ficando bem em algumas matérias como português e outros que tem a ver com o livro.
    deus te abençoe e parabéns pela página,
    a e eu tenho um caderno de 90 folhas CHEIO de resumo de livros e desenho sobre o livro, todos da coleção é só o começo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaio fico bastante feliz com o aumento da leitura entre os jovens. Espero que você continue assim, esse leitor voraz para quem sabe um dia eu resenhar um livro escritor por você, hein?!!

      Muito obrigada pela visita ao blog, e que ele possar atiçar ainda mais sua vida literária com a humilde indicação de obras.

      Beijão, Iza.

      Excluir

Deixe aqui sua opnião sobre a resenha ou do blog!!